segunda-feira, 17 de maio de 2010

A Esperança Venceu o Medo: vitória da diplomacia brasileira


Ainda falta um mês pro início da copa, mas o Brasil já está marcando gols. E da maior qualidade: Vestido de sua gravata verde-amarela, que já virou um amuleto, Lula e Celso Amorim, além do chanceler turco, chegaram a um acordo com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, sobre o enriquecimento de Urânio.

O desenvolvimento da energia nuclear para fins pacíficos é um direito de todas as nações. O acordo, que está sendo finalizado em Teerã, manda urânio iraniano levemente enriquecido para outros países e o Irã recebe de volta o mesmo Urânio enriquecido a 20%.

Parece que as torcidas estadunidense e da mídia fracassaram. Fracassou a política de sanções e agressões. Venceu o diálogo, a esperança. Venceu a liderança que ocupa hoje o Brasil e outras potências no cenário internacional. Essa é uma vitória dos povos que lutam pela paz, pela soberania e pela auto-determinação. Devemos comemorar esse passo importante rumo a um mundo multipolar.

O Brasil mostrou que a esperança sempre vence o medo. Parece que Dilma conhece mais o caminho do consenso do que Serra. Sobre esse impasse no Irã: “De José Serra, na RBS, 06-05: ‘Eu não (receberia nem visitaria) o presidente Mahmoud Ahmadinejad’ . Já nossa candidata, Dilma: Durante entrevista na manhã desta segunda-feira na rádio CBN“O diálogo venceu todas as tentativas de sanções. Quando se está disposto a construir consenso é possível criar outro clima, mesmo numa região tão complexa quanto o Oriente Médio. Este é um passo relevante de Lula como líder mundial”.

Quanta diferença...


Nenhum comentário:

Postar um comentário