quarta-feira, 15 de junho de 2011

Reunião Regional da FMJD



Participei, nesse final de semana, da reunião regional da FMJD - Federação Mundial das Juventudes Democráticas, na cidade de Havana, na bela Cuba.


A FMJD congrega as juventudes progressistas e anti-imperialistas de todos os continentes há mais de 65 anos. Surgiu da necessidade da luta pela paz no pós-segunda guerra e consolidou-se com a marca da luta pelos direitos humanos e contra o imperialismo. A UJS, desde 2003, ocupa sua vice-presidência para a América Latina, divindo as tarefas regionais com a Juventude Comunista da Colômbia (JUCO) e a União da Juventude Comunista de Cuba (UJC).


Mais de 20 organizações latino-americanas participaram da reunião que debateu a preparação da região para a Assembleia Geral da FMJD que será em Portugal, no mês de dezembro deste ano. Aprovamos na declaração final (que será a contribuição para a Assembleia mundial) três linhas gerais muito importantes:

1) A vitória do Presidente Ollanta Humala, no Perú, representando uma viragem política naquele país, uma derrota do imperialismo estadunidense e uma vitória do campo político progressista na América Latina. Reforçamos a defesa e a ampliação desse campo, formado a partir da eleição de governos progressistas, de esquerda e revolucionários que hoje já somam mais de dez países, com diferenças e características nacionais, mas que compõem o time da luta anti-imperialista. Esse time, que tem em comum a luta pela unidade, dá passos importantes com a instalação da CELAC (Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos), novo e radical espaço de integração entre os países exclusivamente latinos.

2) A necessária participação nos movimentos que impulsionam os avanços na América Latina e que combatem as forças reacionárias. Nesse sentido, a FMJD deve ficar atenta e jogar peso em atividades como o Congresso da Oclae, os Encontros das Juventude do Foro de São Paulo, dentre tantos outros.

3) As juventudes anti-imperialistas devem encontrar na FMJD um espaço essencial de lutas. Devemos aproximar as organizações nacionais e regionais que participam da nova América Latina que construímos, fazendo com que a luta de cada uma delas seja luta de todos nós.


Outro rico debate foi sobre a condução da FMJD. A região ratificou o trabalho realizado pela UJC de Cuba a frente da secretaria-geral, pela UJS na vice-presidência e pela Juco na coordenação regional. Além dessas, foram indicadas para compor o Conselho Geral a FEDE (Argentina), a FMLN (El Salvador), a JCV (Venezuela) e a JJCC (Chile).


Depois da reunião, participei, ainda do 3º Encontro Juvenil em Solidariedade aos 5 Heróis Cubanos. Juventudes de todos os continentes estavam presentes e reafirmaram seu compromisso na defesa desses patriotas, presos injustamente nos Estados Unidos há mais de dez anos.

Cuba é um lugar mágico! Além de ser um país lindíssimo, a alegria do povo é contagiante e o país ensina muito. Certamente, uma lição de heroismo e um exemplo de coragem e determinação que o mundo todo deveria tomar!






Nenhum comentário:

Postar um comentário