quinta-feira, 7 de abril de 2011

Tragédia em Realengo

Pela manhã fomos surpreendidos com uma trágica notícia: um homem entrou em uma escola no Rio de Janeiro e deu dezenas de tiros matando 11 crianças e ferindo dezenas. A notícia me deixou sem palavras.
Como é possivel a sociedade produzir psicopatas dessa magnitude? Como pode ser tão fácil alguém ter posse de arma de fogo?
No ano de 2005, o Brasil passou por um plebiscito sobre o desarmamento. As organizações consequentes da juventude, como a UJS, posicionaram-se favoráveis ao desarmamento, por entender que para diminuir o número de homicídios por arma de fogo no país, o primeiro passo é diminuir o número das armas de fogo. Na ocasião, a UNE chegou a realizar uma caravana pelo Brasil para tratar o tema.
Infelizmente, o mercado de armas e o individualismo venceram aquele plebiscito e as consequencias nós vemos todos os dias. É claro que não se acaba a violência apenas proibindo a venda de armas de fogo, mas certamente, várias barbaridades como a de hoje poderiam ser evitadas.
Tão impactante quanto o fato em si é a repercussão e as tentativas de explicações que a imprensa tenta dar: até dizer que o cara é muçulmano, disseram. Enquanto tratarmos ações insanas com dualismo e com preconceito ou intolerância, infelizmente casos como esses se repetirão de diferentes formas.
Minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas. Que o Brasil possa tirar lições desse triste episódio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário